Fazer um vídeo institucional de qualidade é essencial nos dias de hoje. Vídeos institucionais são ferramentas de grande valor para qualquer marca, principalmente nos dias de hoje, devido a grande interesse no audiovisual.
Se uma empresa não produz vídeos hoje, está perdendo alcance e autoridade no mercado. Mercado esse, que é competitivo e que o concorrente foca em ações diferenciadas.
Portanto, você precisa considerar os fatos e partir para a criação de vídeos institucionais o quanto antes. Por isso, fizemos esse texto para mostrar 7 passos para fazer um vídeo institucional de alta qualidade e fazer sua empresa se destacar nessa competição.
1° Comece pelo briefing
A produção de vídeos não é algo fácil de fazer, por isso, existem empresas especializadas (como a Garla Filmes 🙂 )! Mas independente do seu ramo, é interessante saber um pouco sobre o processo de produção audiovisual. Processo esse que, antes de tudo, começa pelo briefing.
A definição do briefing é o primeiro passo, pois, com esse documento a equipe de produção saberá informação através de perguntas certas para o cliente.
Essa etapa é muito importante para dar o direcionamento correto sobre objetivos do vídeo e outros detalhes. Afinal, o conteúdo precisa resolver problemas do público-alvo. Com o briefing a equipe de atendimento saberá melhor sobre o perfil e objetivos do cliente.
2° Não esqueça do roteiro de vídeo
O roteiro é outro material indispensável na produção audiovisual. Aliás, sem um roteiro não sabemos como será o vídeo institucional de qualidade, aliás, ele pode não ter tanta qualidade assim.
Temos um artigo completo onde falamos mais detalhes sobre a criação do roteiro de vídeos profissional. Você não pode deixar de criar o roteiro para o vídeo institucional ficar objetivo e com conexão com o público correto.
3° Pense no formato de vídeo de acordo com dados do briefing
Existem diversos formatos de vídeos, e nós fizemos um artigo falando sobre as tendências de vídeos para 2020. Leia aqui.
O vídeo institucional pode ser publicado em vários locais, então será necessário escolher alguns formatos diferentes.
Por exemplo, um vídeo para as redes sociais possui tamanho diferente de vídeos para sites. Portanto é preciso entender o briefing do cliente para escolher os formatos necessários. Posteriormente, basta seguir os próximos passos.
4° Capriche na produção do vídeo
De fato, pode até parecer óbvio, mas muitas empresas erram ao produzir vídeos de baixa qualidade. É preciso se atentar ao capricho durante a produção dos vídeos.
Um vídeo de baixa qualidade pode afastar o público ao invés de conquistar as pessoas. Portanto, não deixe que a produção dos vídeos da sua estratégia seja de baixa qualidade.
Certamente, todo o cuidado é pouco quando se trata de produção de conteúdo para conquistar e fidelizar clientes.
5° Faça edições de alta qualidade
Agora vamos falar de edição, e podemos afirmar que esse quinto passo é indispensável! Aliás, ninguém merece ver um vídeo mal feito, com edições de baixa qualidade, áudio e imagens ruins.
Então, na hora da edição é o momento de corrigir erros, cortar partes que não serão usadas no vídeo e se certificar de que o conteúdo será o melhor. Portanto, invista em uma boa edição de vídeos institucionais.
6° Analise o resultado
O sexto passo é a análise do resultado, antes de postar ou distribuir o vídeo. Não se pode sair divulgando vídeos sem analisar se existem erros ou outros detalhes, ainda mais quando os vídeos são institucionais.
Lembre-se que a reputação da sua empresa está em jogo. Portanto, tenha cuidado certifique-se de que sua equipe de produção saiba analisar minuciosamente os vídeos.
Se você não tem equipe de produção audiovisual que ajuda a sua empresa. Nós recomendamos o contrário, você precisa ter uma empresa parceria.
7° Comece a distribuir o vídeo
Chegando no último passo, essa é a hora de distribuir o vídeo institucional de qualidade que foi criado. Certamente, basta investir em uma boa estratégia de marketing de divulgação para poder alcançar ótimos resultados.
Afinal, o seu conteúdo é o melhor porque foi feito com todo o preparo e cuidado. Sobretudo, use as redes sociais, sites e blogs e se possível invista em publicidade digital.
Quanto mais você impulsionar seu conteúdo mais pessoas alcançará. Há, não esqueça que nossa equipe está à disposição para tirar suas dúvidas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e então aproveita para nos seguir também.
Deixe uma resposta